3 principais problemas da educação do Brasil atingem os jovens de 3 maneiras diretas.

Ícone com emotion triste e uma mão apontando o polegar para baixo em laranja

Estímulo

Falta de estímulo: A educação que temos acesso é a mesma há 200 anos. Feita para operários aprender as funções que teriam dentro das indústrias. Esse modelo forma repetidores, e não questionadores do ambiente. E nas salas de aula muitos questionadores são vistos como rebeldes e desestimulados.

Ícone com emotion triste e uma mão apontando o polegar para baixo em laranja

Acesso

Falta de acesso: Infelizmente temos mais de 24,8 milhões de jovens dos 14 aos 29 anos fora da escola. A maioria deles (53%) teve que interromper os estudos por causa de trabalho ou afazeres domésticos. E quem tem acesso a educação? Alunos do ensino fundamental do ensino público possuem várias deficiências educacionais.

Ícone com emotion triste e uma mão apontando o polegar para baixo em laranja

Referências

Falta de Referência: Com base nos dois exemplos anteriores, fica difícil os jovens terem referências de inovação e empreendedorismo. Acreditar que eles terão interesse em aprender temas como Inteligência Artificial, Big Data e Empreendedorismo por conta própria é algo inimaginável. Hoje o jovem só enxerga dois caminhos profissionais: ter um emprego padrão ou abrir um negócio informal.

É justamente por isso que a JA Startup chega com uma solução diferente.

Logo JA Startup com cores azul e laranja

JA Startup é uma parceria da StartSe com a Junior Achievement onde levamos empreendedorismo, inovação e ensina os jovens o mindset necessário para criarem suas próprias empresas usando a metodologia startup.

Serão 8 semanas onde você ficará imerso e respirando 24h/dia as ferramentas, hacks e todos os conceitos que estão por trás de startups como Nubank, Apple, Google, Facebook, Instagram e muitas outras.

Ao final do programa, todas as startups criadas vão participar de um Demoday onde farão pitch dos seus produtos. E podem até mesmo receber investimentos assim que saírem do palco.

Figura abstrata, em linhas cinzas Figura abstrata, em linhas cinzas

Aprenda em 8 semanas o passo a passo para criar uma startup mesmo se você:

  • 1

    Nunca tenha empreendido antes


  • 2

    Não entenda muito de novas tecnologia.


  • 3

    Não saiba direito o que é ou faz uma startup.


  • 4

    Não saiba como transformar ideias em um negócio.


Foto de Paulo Boneff, Gerente de Responsabilidade Social da Gerdau

"Nós somos parceiros da Junior Achievement Brasil por mais de 25 anos, porque acreditamos no poder de transformação do empreendedorismo na vida dos jovens. Com as constantes transformações no mundo, percebemos que havia uma oportunidade de construir um programa para abordar os temas da nova economia e o mundo das startups. Esse trabalho conjunto entre Junior Achievement, Startse e Gerdau foi incrível e o resultado acima das expectativas. O JA Startup não é apenas um novo programa, ele é o melhor programa de educação sobre nova economia e o único com capacidade de escala para atingir um grande número de jovens em todo o Brasil."

Paulo Boneff, Gerente de Responsabilidade Social

Logo da Gerdau

"Participar como mentor do programa da JA com StartSe tem apelo pessoal muito forte.

Primeiro pois pra mim é uma sensação de 'give back' para a sociedade, eu que fui criado na comunidade vila do vintém em Padre Miguel, me vejo há alguns anos com vontade de mudar o mundo, minha mãe diz que com 6 anos escrevi uma carta ao governador, inconformado com uma vala que passava em minha rua, me vejo nessa molecada com essa insatisfação do que estão rodeados e os fazem querer mudar sua realidade e dos outros que estão em sua volta.

Ver projetos indo pra frente como o Bike in box, de um grupo que nem foram os campeões, e estão sendo classificados para diversos concursos dá um orgulho imenso, e pensar que na aula magna eles sequer sabiam a palavra Startup.

Esse programa ajuda a desmistificar e democratizar o acesso das oportunidades que estão disponiveis por essa nova era de transformação que estamos passando.

Sou muito grato por ter sido convidado a participar, me sinto um privilegiado."

- Dalmo Marcolino

Mentor na escola ETEC Santa Cruz, Rio de Janeiro

"Participar do curso da JA em parceria com a Startse e a Gerdau definitivamente, foi uma das melhores coisas que já fiz em meus 17 anos de vida. Desde a aula magna, era visível o quanto todos os mentores queriam nos inserir nas atualidades do que é empreender e fazer acontecer.

Cada aula veio com novas abordagens e exemplos reais que deram certo, e acima disso, pudemos colocar em prática essas técnicas na criação de nossa própria startup.

Acho importante ressaltar também que, não perdemos contato com nenhum dos mentores e envolvidos, e isso é de grande significado para nosso crescimento. Saber que eles se envolveram além do curso foi uma das melhores coisas do projeto, porque nos passou confiança não só neles, mas em nós mesmos de que é possível sim fazermos acontecer."

- Julia Mattos, 17 anos

Aluna ETEC Guarany, São Paulo

"O programa JA Startup foi algo totalmente fora do comum, fugindo das minhas expectativas, e me surpreendendo a cada aula que passava, foi uma enorme imersão em diversos e variados termos e conceitos tecnológicos e mercadológicos procurando sempre percorrer o caminho da inovação.

Foi um enorme privilégio para nós, ter aulas com mentores incríveis de diferentes setores de empresas renomadas no país e no mundo. Para nós foi um período extremamente gratificante, e de enorme aprendizado, acelerando muito nossos pensamentos em relação ao empreendedorismo na nossa idade.

Concluindo o curso em si foi muito bom, acrescentou muitas informações e novos paradigmas para todos os alunos, mostrando que nós podemos fazer tudo o que quisermos, o mundo é um sonho e nós vivemos ele."

- Guilherme Rocha, 17 anos

Aluno ETEC Guarany, São Paulo

"Participar do projeto JA Startup foi extremamente incrível. O curso me ofereceu um entendimento aprofundado do termo "Startup", de maneira sistemática, além de incentivar o empreendedorismo.

Durante todo o período do curso, eu tive a oportunidade de trocar experiências com pessoas que estão inseridas diariamente no ramo de startups, que entendem do mercado, dos nichos, eles eram os nossos mentores. Eu tive contato com diversos assuntos, termos, ferramentas, todas de extrema importância para o entendimento do ramo.

Atualmente, praticamente um ano depois do JA Startup, tenho uma startup em desenvolvimento junto aos meus sócios (também participantes do projeto), ela encontra-se em fase de MVP e estou muito ansioso para o lançamento!"

- Gabriel Belizário, 16 anos

Aluno ETEC Guarany, São Paulo

"Olá, sou a Giulia Barbon e participei do projeto JA Startup que foi realizado na ETEC Guaracy Silveira em junho de 2018. Fiz amigos incríveis e formei a minha própria empresa com eles.

Percebi, depois que terminou, o quanto eu aprendi naquelas 8 semanas de curso, conhecimentos que são essenciais nos dias de hoje, que tudo está voltado para a tecnologia.

Acredito que o projeto formou, e formará, muitos jovens para o futuro tecnologico e agradeço até hoje todos os mentores que nos ajudaram na formação da Culturesp e todo o pessoal da StartSe, que nos apoia com tudo que podem para impulsioná-la."

- Giulia Barbon, 16 anos

Aluna ETEC Guarany, São Paulo

"No começo ninguém entendia muita coisa sobre startups, mas devido a um programa parecido feito pela JA, nós tínhamos uma ideia de como poderia ser, mas o programa me surpreendeu muito, conheci pessoas incríveis, mentores muito atenciosos e inteligentes, e que a cada encontro nos surpreendiam nos levando a criação de uma startup que nos deixou orgulhosos."

- Geovanna Oliveira, 17 anos

Aluna ETEC Guarany, São Paulo

Esse programa é certo para você?

Se você é jovem. Está conectado com as tendências e tecnologias que estão mudando o dia a dia de milhões de pessoas.

Quer usar toda essa inovação na sua ideia e traansformar ela em algo capaz de mudar a vida das pessoas e participar da criação de uma startup do zero e se tornar um empreendedor antes dos 18 anos, este programa foi feito para você.

O que fazer para começar?

No JA Startup você pode ser nosso:

Livro aberto com um foguete subindo na cor laranja

Aluno

E participar do nosso programa de 8 semanas para criar sua startup do zero.

Lâmpada com quebra-cabeça na cor laranja

Advisor JA

E levar para pessoas e escolas da sua cidade esse projeto que pode impactar milhares de pessoas.

Coração na cor laranja

Mentor

E ajudar diretamente esses jovens a se tornarem pessoas e empreendedores melhores com a sua experiência.

Estrela na cor laranja

Patrocinador

E investir no projeto JA Startup e ter sua marca associado a esse projeto que ajudou diretamente mais de 5 milhões de estudantes do Brasil inteiro.

Logo Junior Achievement na cor branca Logo da StartSe na cor branca Logo da JA Startup na cor branca

Um futuro melhor só depende de nós. Junte-se a JA Startup.