Programa Internacional de Educação Executiva

Missão Edtech China

Logo China

Uma semana de imersão focada em inovação no maior mercado do mundo

Maio/2020

11/05 a 15/05

(Esgotada)

Com origens no Confucionismo, educação na China tem diversas conotações com honra e caminho do sucesso, desde os exames imperiais iniciados há mais de 1400 anos atrás. Hoje, mais da metade dos unicórnios de edtech do mundo, são chineses. Durante uma semana, faremos uma imersão para entender o que torna a China a líder mundial no mercado de educação de mais de 400 bilhões de dólares e as tecnologias utilizadas para modernizar esse mercado.

Venha para a Missão China

Time StartSe Internacional

Felipe Leal

Felipe Leal
(China)

Sócio da StartSe desde 2016. Foi responsável pela criação, estruturação e expansão da vertical corporativa, ajudando mais de 150 empresas a se conectarem com a Nova Economia, incluindo mais de 25 imersões customizadas para China e Vale do Silício. Durante 15 anos foi executivo de grandes empresas como Gerdau, Terra e Telefonica. É bacharel em Adm. de Empresas e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Fluente em 3 idiomas. Desde Jan/20 é o Head da StartSe China, vivendo em Shanghai. Antes disso, teve duas passagens pela China conhecendo os ecossistemas de inovação e tecnologia do maior mercado do mundo.

Caroline Zurakoswki

Caroline Zurakoswki
(China)

Bacharel em Relações Internacionais, Mestre em Ciência e Segurança na King's College London. Em 2011 estudou o tema na renomada Peking University. Entusiasta de China, foi campeã mundial de Kung Fu e vive atualmente há 1 ano em Shanghai. Fluente em 5 idiomas, incluindo o chinês. Estuda há mais de 10 anos temas que dominam o cenário geopolítico atual como: Políticas de Segurança Cibernética, Relações Brasil-China e Relações China-Estados Unidos.

Liu Yi

Vinicius Oliveira
(China)

Líder da operação da StartSe em Beijing, vive na China há mais de 6 anos. Mestre em Engenharia Industrial pela Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Beijing. Já trabalhou na icônica Huawei, uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo e líder em 5G. Fluente em 4 idiomas, incluindo chinês, participa de diversos programas na TV chinesa divulgando a cultura brasileira. É um grande conhecedor da história da China, seu presente e o papel e impacto da inovação na China de hoje e amanhã.

Felipe Lamounier

Felipe Lamounier
(Silicon Valley)

Sócio da StartSe, ex-executivo da TOTVS, mestre em Ciência da Computação na ITU Silicon Valley e pós-graduado na UC Berkeley, uma das 10 melhores universidades do mundo.

Cauê Duarte

Cauê Duarte
(Silicon Valley)

Head of Business Development na StartSe, trabalhou por 6 anos no mercado financeiro passando por instituições relevantes como BTG Pactual. Co-fundou no Brasil uma startup de impacto social posteriormente acelerada no Vale do Silício, onde mora há quase 2 anos.

Felipe Giannetti
(Silicon Valley)

Sócio da StartSe, pós graduado em UC Berkeley, ocupou posições chave em grandes insti- tuições financeiras no Brasil. Mora no Vale do Silício e sua missão é aproximar esse ecossistema único do Brasil.

Caroline Dias

Caroline Dias
(Brasil)

Especialista em Comunicação e Marketing, é formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero. Liderou projetos de reformulação de estratégias de comunicação interna, incentivo e inside sales para multinacionais como Viacom e SKY. Tem vivência internacional, através de intercâmbios de desenvolvimento e imersão cultural, falando 3 idiomas. Lifelong learner, lidera o processo de Customer Success com os participantes dos programas internacionais da StartSe, a partir do Brasil.

Formato da Missão

Serão 5 dias intensos de atividades -
manhã e tarde

C

CONTEXT

Não há como entender a China sem entender os contextos histórico, cultural, social, político e econômico. Da escassez a abundância, são mais de quatro mil anos de civilização continuada. Isso impacta tudo. Da fábrica do mundo a superpotência inovadora em tempo recorde. A nova ordem mundial. Entender o presente e futuro da China inovadora e digital passa por conhecer o seu contexto único e instigante.

H

HOW TO DO BUSINESS

O essencial sobre como fazer negócios com chineses. A importância da confiança e dos costumes nas relações comerciais. Como pensam, vivem e trabalham empreendedores na China. O foco na execução e nos negócios. Oportunidades de lucrar com a mais populosa classe média do planeta. BRI (Belt and Road Initiative), a Nova Rota da Seda.

I

INNOVATION

As principais inovações chinesas em termos de tecnologia, produtos e modelos de negócio. As startups que estão transformando a China de copiadora do mundo em exportadora de inovação. Crescimento exponencial fomentado por capital de risco abundante. A inovação presente na vida das pessoas e dos negócios. Empresas estabelecidas que também inovam na velocidade chinesa.

N

NEW ECOSSYSTEM

Duas perspectivas de novos ecossistemas chineses:

- Principais polos de inovação: Beijing, Shanghai, Hangzhou e Shenzhen. As cidades que se transformaram nos principais ecossistemas inovadores e empreendedores da China a partir de clusters concentrados. O papel e conexão de startups, investidores de capital de risco, aceleradoras, corporações, universidades e governos locais no fomento e transformação do país que mais gera novos unicórnios.

- Principais empresas de tecnologia: Alibaba, Baidu, Bytedance, Tencent e outras. Como elas criaram os seus próprios ecossistemas de empresas e soluções para se tornarem onipresentes na vida dos chineses.

A

ACTION

Como traduzir tudo o que você viverá na China em ações concretas para o retorno ao Brasil?

Como incorporar o aprendizado in loco para os âmbitos pessoal, profissional e empresarial?

As respostas não estão num só lugar (ou cérebro) e não surgem passivamente. É preciso digerir e debater.

Diferentes percepções do coletivo ajudam na consolidação e estruturação das ações individuais.

Ícone

Visitas à empresas e startups

Ícone

Visitas técnicas

Ícone

Aulas

Ícone

Palestras e workshops durante o dia

Cronogramas

Sujeito a alterações

Maio/2020

Nossa semana será em Beijing, a capital mundial de Edtech, com mais de 2000 empresas de tecnologia da educação, e Shanghai, a segunda no ranking mundial, com mais de 1000 empresas.

Data Local Atividade Translado Pernoite em
11/05 Shanghai Welcome & Dia dedicado às atividades Interno em SH Shanghai
12/05 Shanghai Dia dedicado às atividades e translado p/ SH Interno em SH + Trem p/ Beijing no fim da tarde Beijing
13/05 Beijing Dia dedicado às atividades Interno em BJ Beijing
14/05 Beijing Dia dedicado às atividades Interno em BJ Beijing
15/05 Beijing Dia dedicado às atividades Interno em BJ -

Já fizeram parte da Programação

Nas últimas edições tivemos a oportunidade de visitar algumas das empresas e startups abaixo e algumas delas farão parte do próximo programa.

Logo Alibaba

Uma das 5 maiores empresas do mundo

Logo Byte Dance

Com mais de 200 milhões de usuários por dia, é uma das empresas referencia na nova economia da China

Logo Empresa China

Supermercado do futuro

Logo JD

Segundo maior e-commerce da China, com mais de 300 milhoes de clientes

Logo Empresa China

Maior social commerce do mundo. Market cap: US$20bi+

Logo UBTECH

Maior empresa de robótica com AI do mundo. Levantou mais de US$820mi

Logo Tencent

Chegou a ser uma das 5 maiores empresas do planeta

Logo DJI

Maior empresa de drones comerciais do planeta

Logo Seeed

Maximiza empreendedores de hardware. Referencia mundial

Logo Makeblock

Imagine aprender coding enquanto brinca. Já presente em mais de 9 mil escolas na França

Logo Huawei

180 mil empregados em 5 continentes. Líder global em 5G

Logo JadeValue

Fintech VC no coração de Shanghai

Logo SOSV

Um dos fundos mais ativos em early stage startups do mundo

Logo Empresa China

Mais importante universidade da China, onde estudaram Xi Jinping e Hu Jintao

Logo Schwarzman Scholars

Fundador do Blackstone reuniu bilionários como Ray Dalio e Son, do Softbank e dedicaram mais de US$400 mi para criar entidade de educação das elites mundiais

Logo Ctrip

Segundo maior website de viagens do mundo, com valor de mercado de mais de US$25bi

Logo Didi

Chegou a ser o maior unicórnio do mundo, com mais de US$60bi em valuation. Graças a seu investimento, 99 tornou-se o primeiro unicórnio do Brasil

Logo Mobike

Bicicletas compartilhadas. Foi vendida por US$3.7 bilhoes em pouco mais de 2 anos após fundação

Logo Luckin Coffee Geromel

Em menos de um ano tornou-se unicórnio, vendendo e entregando café usando ampla tecnologia

Logo Hanergy

Gigante em energia solar. Principal acionista chegou a ser o homem mais rico da China

Logo Wecash

Unicornio focado em definir o crédito das pessoas usando tecnologia

Logo Empresa China

Com valuation de mais de US$17 bilhões, permite usuários publicar e assistir vídeos

Logo Easyhome Homestyler

Levantou mais de 850 milhoes da Alibaba para mudar como compramos móveis

Logo Ant Financial

Maior unicórnio do planeta, o braço financeiro da Alibaba

Logo Empresa China

Uma das maiores P2P fintechs da China. Afirma que irá IPO nos EUA em breve

Logo easyhome

Opera mais de 200 lojas e fatura mais de US$30 bi

Logo Bingo Box

Integra inteligência artificial e automação para fazer lojas que funcionam sem humanos

Logo Fosun

Um dos principais fundos da China. Seus investimentos incluem Club Med, Cirque du Soleil e outros

Logo LianLian Pay

Unicornio que permite fazer pagamentos entre diferentes países. Parceiro da Amazon e Apple na China

Logo Creadev

Family office da família Mulliez, principal dinastia de varejo da França, donos de Auchan, Leroy Merlin, Decathlon, entre outras

Logo Cathay Innovation

Fundo de investimentos de capital de risco. Um dos primeiros investidores da Pinduoduo

Logo WeBank

Unicórnio, braço financeiro da Tencent

Logo Touna

Fintech que pega a chave reserva do seu carro como garantia que você irá pagar seu empréstimo

Logo Lufax

A maior fintech P2P (peer to peer) do mundo

Logo ChinaAccelerator

Primeira aceleradora da Ásia. Investe capital em todas as empresas aceitas em seu programa

Logo Ratio

O ex-CTO da Yum Brands abriu esta startup que usa braço de robô para fazer cafés e drinks personalizados

Logo Mango

Mais de 15 mil empregados e R$10 bilhoes em faturamento. Gigante do fast fashion inovando na China

Logo Starbucks

Domina cerca de 80% do Mercado de café na China. A maior Starbucks do mundo é localizada em Shanghai

Logo alhua

Empresa que implementa AI em câmera, já fatura mais de US$3bi e esta em 110 países

Logo Xingbailin

Loja de conveniência do futuro, onde você pode comprar sem interação com humanos

Logo CoinBene

Uma das 10 maiores cripto exchanges do mundo

De onde são as pessoas que já vieram em missão com a StartSe

Logo Itaú
Logo IBM
Logo Coca-cola
Logo GE
Logo Globo
logo XP Investimentos
Logo Accenture
Logo Santander
Logo iFood
Logo Banco do Brasil
Logo Claro
Logo Hyundai
Logo Tetra Pak
Logo Faber Castell
Logo FGV
Logo Alelo
Logo Cosan
Logo Raizen
Logo Comgás
Logo Rumo
Logo SPC
Logo Natura
Logo Nextel
Logo Sicoob
Logo Itaú BBA
Logo Dotz
Logo BRMalls
Logo Brasilprev
Logo Zema
Logo VW
Logo Renner
Logo Magazine Luiza
Logo ESPM

O que os participantes dos programas da StartSe na China tem a dizer

Rafael Koerich
Sócio – diretor de inovação, lojas Koerich

Peco Porto
Sócio Motivare

Gilberto Dutra
Diretor RP Info

Rubens Sant'Anna
Professor ESPM

Fabio Bottura
Sócio-diretor Vatti

Alguns queridos Alumni dos programas da StartSe na China

Foto de Alexandre Teixeira

Alexandre Teixera

Ex-executivo Itau BBA por 23 anos, em ano sabático

Vim com uma expectativa alta. Em Fevereiro estive no Vale do Silicio e achei que sabia tudo. Mas quando vim a China percebi que há um mundo absolutamente novo. Novas ideias, novos conceitos, novas maneiras de inovar. Você vai aprender um mundo absolutamente novo. Você vai sair daqui com varias ideias e com a cabeça a mil. Vale muito muito a pena. Você tem que viver essa experiência. Foi absolutamente espetacular. Recomendo a todos. As reuniões foram espetaculares. Aprendemos muito com a equipe StartSe

Foto de Fabio Bottura

Fabio Bottura

Sócio-diretor Vatti

Se você só puder fazer uma atividade de aprendizagem no ano, venha para a missão China, não consigo pensar em nada melhor em tão pouco tempo. Superou todas minhas expectativas. Além de rico em conteúdo foi muito divertido.

Foto de Paulo Campbell

Paulo Campbell

Ex-presidente Pepsi no Brasil

As minhas expectativas eram aprender o que estava acontecendo no varejo da China. Saio muito satisfeito. Preparado para adaptar o que aprendi aqui no Brasil. A equipe da StartSe é espetacular. Todos com muito conhecimento e montaram excelente agenda. Quem quer conteúdo vai ficar muito satisfeito. Pessoal de primeira. Time campeão.

Foto de Rafael Koerich

Rafael Koerich

Sócio – diretor de inovação, lojas Koerich

Eu tinha muitas expectativas, li muito, mas a realidade superou qualquer expectativa. Esta sendo diferente de tudo aquilo que eu imaginava. O mercado esta muito avançado. Essa missão China é um sonho.

Foto de Peco Porto

Peco Porto

Sócio Motivare

Me trouxe uma certeza de que a China é um lugar sim para ver e beber da inovação. Foi uma semana intensa.

Foto de Gilberto Dutra

Gilberto Dutra

Diretor RP Info

Estou muito satisfeito e saio com excesso de bagagem. O nível de conhecimento que estou levando superou muito a expectativa.

Foto de Frederico Tonietto

Frederico Tonietto

Sócio Tablor

Parece que foi uma viagem ao futuro. Estou literalmente chocado com o que esta acontecendo aqui. Foi sensacional e muito diferente, achei que seria parecido com o Vale do Silicio, mas é muito diferente. No Vale é muito sobre o mindset. Aqui é muito mais hands-on.

Foto de Paulo Quites

Paulo Quites

CFO Altran

Esse lugar está ao menos 5 anos em frente do nosso dia-a-dia.

Foto de Rubens Sant'Anna

Rubens Sant’Anna

Autor e professor da ESPM

É importante você vir para cá. Semana fantástica, sob todos os aspectos foi surpreendente. O Pessoal da StartSe e a China vão te transformar. Você vai revisitar algumas das tuas certezas. Saio com uma nova visão do futuro.

Por que a China é líder mundial no mercado de educação?

Cultura: Para os chineses, educação é honra. Os alunos chineses, desde a educação primária possuem uma agenda extensa com educação formal e complementar para competir com a grande concorrência por uma vaga nas melhores universidades do país, através do Gaokao, similar ao ENEM. Dos cerca de 10 milhões de alunos que fazem o teste anualmente, apenas 6% conseguirão vaga nas 150 melhores universidades. Entrar em uma universidade de alto nível se traduz em boas perspectivas para o futuro e orgulho para a família.


Investimento: Em 2018, as startups chinesas receberam cerca de 50% de todo capital investido por VCs no mundo. Segundo a HolonIQ, dos 14 unicórnios de educação no mundo, mais da metade, 8, são chineses. Esse mercado, que cresce cerca de 10% ao ano, em contraste com a recente desaceleramento da economia chinesa, é impulsionado pela grande importância que os chineses dão à educação, levando às famílias de classe média a gastar cerca de 25% da renda familiar com a educação de seus filhos. O fim da política do filho único também impulsiona o crescimento desse mercado.


Governo: O primeiro-ministro Li Keqiang anunciou os planos da China de “modernizar o país através da educação”, até 2030, em paralelo com os planos chineses de se tornarem líderes mundiais em inteligência artificial no mesmo período, além de aumentar a porcentagem do PIB investido em educação e criação de centros onde são incubadas startups de educação.

Dados sobre Inovação na China

Ícone de um check na cor vermelha País com mais unicórnios (startups avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais), apenas atrás dos EUA;

Ícone de um check na cor vermelha O volume de pagamentos móveis atingiu quase quatro vezes o valor do ano passado, chegando a US$ 8,6 trilhões, em comparação com apenas US$ 112 bilhões nos EUA;

Ícone de um check na cor vermelha O recente anúncio de uma eventual proibição de motores a gasolina (provavelmente após 2030) poderia ajudar a garantir uma vantagem a longo prazo no mercado global de veículos elétricos;

Ícone de um check na cor vermelha Cerca de US$ 77 bilhões em investimentos de capital de risco (VC) foram injetados em empresas chinesas de 2014 a 2016. Entre 2011 e 2013 foram investidos US$ 12 bilhões;

Ícone de um check na cor vermelha Em 2015, 12% dos universitários formados da Universidade de Pequim abriram ou trabalharam em startups. Em 2005, apenas 4%;

Ícone de um check na cor vermelha Nos Estados Unidos, 190 milhões de pessoas possuem um smartphone. Na China, mais de 530 milhões;

Ícone de um check na cor vermelha Na China, há uma cultura de trabalho da empresa em startups chamado 9/9/6. Isso significa que as horas normais de trabalho para a maioria dos funcionários são das 9h às 21h, seis dias por semana. Se você pensou que o Vale do Silício tem horas de trabalho intensas, pense novamente;

Ícone de um check na cor vermelha As quatro maiores empresas de internet da China investiram US$ 5,6 bilhões em 48 negócios de tecnologia dos EUA nos últimos dois anos, de acordo com os dados da CBI Insights;

Ícone de um check na cor vermelha A Cyber Monday atingiu um novo recorde de US$ 6,59 bilhões em vendas, tornando-se o maior dia de vendas on-line dos EUA. Em comparação, a Black Friday e o Dia de Ação de Graças trouxeram US$ 5,03 bilhões e US$ 2,87 bilhões em receita, respectivamente. Os EUA comemoraram estes números. Porém, o maior evento de compras online do mundo foi o Dia dos Solteiros da China no início de Novembro, aonde o gigante do comércio eletrônico Alibaba registrou vendas de US$ 25,4 bilhões;

Ícone de um check na cor vermelha O governo da China, em julho, revelou um plano de desenvolvimento em três etapas para desenvolver as capacidades de IA (Inteligência Artificial) até os anos de 2020 a 2025 e liderar o mundo até 2030.

China is showing the world how things should be done.

Posted by Hashem Al-Ghaili on Sunday, November 12, 2017

Hospedagem, passagens aéreas e alimentação

Para facilitar o planejamento individual, hospedagem, passagens aéreas (voo internacional) e alimentação são responsabilidade de cada participante. Veja as dicas abaixo:

A StartSe é responsável pelos translados internos durante o programa (ônibus ou van interno, trem e voos domésticos – quando houver)

Ícone um avião chegando ao destino

Chegada

Você precisa estar na China até domingo, pois o programa inicia na segunda bem cedo.

Obs: recomendamos chegar na China pelo menos 2 dias antes do início do programa para amenizar o efeito do “jat leg” e eventual atividade turística (sem participação da StartSe)

Ícone um avião partindo em viagem

Partida

O programa terminará na sexta no final da tarde.

Ícone um avião partindo em viagem

Hospedagem

Para facilitar a logística, recomendamos hotéis nas cidades visitadas. O translado interno partirá de ponto de encontro a ser definido previamente.

Ícone um avião partindo em viagem

Alimentação

A alimentação será por conta do participante.

Ícone de uma bóia

Seguro

Imprevistos podem acontecer. Portanto para sua comodidade e segurança embarque com o seu seguro de viagem ativo.

Bônus

Para ajudar na preparação pré-viagem a StartSe disponibiliza para os participanters da Missão China o Curso Online Decodificando China

Investimento

Em até 3 vezes sem juros ou em até
12 vezes com juros
no cartão de crédito

Maio/2020

11/05 a 15/05

US$ 4,125 (dólares)*

(Esgotado)

Em até 12x no cartão de crédito

* Pagamento efetuado em R$ (Reais).
Cotação a R$ 4,10.

Missões Corporativas

Para missões corporativas ou segmentadas entre em contato através do e-mail

comercial@startse.com

Dúvidas? Fale conosco através do Whatsapp